"Porque dEle e por Ele, e para Ele, são todas as coisas; glória, pois, a Ele eternamente. Amém." (Romanos 11:36)

Desde o Éden, Deus nos fez para se relacionar conosco.

O pecado nos separou de Deus não porque Ele é mau, mas porque Ele é santo e não consegue coabitar com o pecado. Da mesma forma que nós não conseguimos viver debaixo dágua pois é contrário com a nossa natureza. É incompatível santidade e pecado! Isto é uma lei natural e não um capricho de um Deus malvadão! Ponto!

Desde então Ele continua dando saídas para remendar a nossa lambança e nos fazer aptos a comportar a Sua presença (lembrando que Moisés viu só a sombra de Deus passar e seu rosto passou a resplandecer!)

É muita santidade e pureza para nossa matéria corruptível e corrompida suportar.

Aí começam as opções:

ALIANÇA/TENTATIVA 1) pegar uma boa matéria prima, Noé, e a partir deste homem bom, que andava com Deus, refazer a humanidade para que ela passe a ANDAR com Deus também. Falhou! Reconhecendo que mesmo o melhor dos homens não consegue garantir a durabilidade do projeto, dada a natureza corrompida do homem, passa à

ALIANÇA/TENTATIVA 2) determinar uma lei para que as pessoas passem a viver em um padrão mínimo de santidade. Quem já é bom não terá problemas em cumprir. Os que vivem em iniquidade… estes terão que modificar sua estrutura de pecado para que Deus possa novamente estar em nosso meio. Nivelados assim, Deus pensa “agora temos um ambiente existencial mínimo para que eu possa habitar com meus filhos. Vamos fazer um tabernáculo porque o que eu gosto mesmo é de habitar junto com vocês“.

Ainda assim, a solução é provisória; Só um povo se compromete a cumprir esta lei, e mesmo assim prefere a sanção de não cumprir do que a lapidação de cumprir a lei.

Deus pensa no mais grave: ‘se eles tiverem que matar alguém, vão preferir obedecer a matar’.

– Não, Deus, a gente prefere matar mesmo. Cobrir dor com mais dor. Sangue com mais sangue e se tivermos que nos banhar no sangue assim faremos.

Sacrificar é melhor do que obedecer. É peque e pegue!

Mas Deus tinha aquele trunfo. Aquela carta na manga que a gente só usa em último caso. Aquela coisa mais fatal e extrema: fechar todas as portas que um dia o homem abriu, como que voltando a fita de trás pra frente até voltar ao jardim.

O plano era esse: ALIANÇA/TENTATIVA 3) “Filho, pra fazer você terá que ser um homem vindo do barro (Maria) com meu Ruach, meu fôlego de vida igual Adão. Check, ok?

Você terá que se sujeitar às normas e leis da física como Adão na sua natureza corruptível, ok? Dor, calor, frio… Check!

Você vai ser tentado como Adão a me desobedecer, perverter ou ignorar o que eu digo em troca de mentiras do diabo ou em troca de prazeres terrenos. Você vai ter que sujeitar a isso! – Ok, Pai!

Ah, vou te plantar no meio daquele povo que eu fiz a lei, que eles julgam impossível de cumprir e preferem matar bicho adoiado, ta bom filho? – Tá bom, Pai!

Aí você vai provar pra eles que era possível, sim, ficar com fome no deserto 40 dias a caminho de Canaã e confiar que eu ia sustentá-los, por exemplo, ta? – Tá!

Ah, mais uma coisinha! Mostre pra eles que viver nessa terra em relacinamento pleno com meu Espírito Santo traz restauração, vida, saúde, paz e até a sujeição dos elementos da natureza como era lá no jardim antes da queda com Adão,  ta bom?

Ok!

Ah, filho, só mais um detalhe. Vai doer por um momento mas num piscar de olhos a gente vai estar juntos de novo. Preciso que você pague uma dívida. Aí você rasga a promissória pra mim, por favor. Logo em seguida feche a porta pro pecado e sele o umbral com o sangue de um cordeiro. Ah, filho, o cordeiro é você tá?”

Hoje somos morada de Deus porque a santidade de Jesus nos cobriu de tal modo que Deus suporta habitar em nós.

Não tem antiga nem velha aliança, tampouco 1 ou 2 ou 3. Existe é um plano redentivo desenhado desde o Éden para restaurar nosso relacionamento com Deus. O que se passou no caminho é mero enchimento. Valorize este plano. Valorize Jesus! Ele é a nossa aliança inquebrável!

Shalom!

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário